Igreja do Hospital São Marcos
Inserida no antigo Hospital de São Marcos e tutelada pela Santa Casa da Misericórdia de Braga, foi projetada pelo arquiteto Carlos Amarante, em 1787, tendo sido inaugurada apenas em 1836. De estilo neoclássico, destaca-se a sua fachada convexa, que conjuga o templo central com os dois blocos civis que o enquadram, o que lhe confere uma notável plasticidade escultórica e pictórica. Este templo veio substituir o edifício da antiga igreja do hospital, cujo orago era o Espírito Santo.

Neste conjunto, destaca-se ainda composição e desenho das janelas. De diferentes tamanhos e formas, além de conferirem luz aos interiores, revelam uma forte componente estética e plástica que dinamizam o espaço interior. Na fachada podemos ver janelas retangulares, quadradas e ovais. Também no interior encontrámos várias janelas de formas retangulares e quadradas e varandas na galeria.
A frontaria está encimada por esculturas de granito da região, representando os Apóstolos. Ao centro preside a imagem, também de granito, do orago da Igreja - São João Marcos -, cujas relíquias estão recolhidas no seu interior, num túmulo monumental de mármore branco com embutidos de várias cores, para onde foram transferidas em 1718, por iniciativa do arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles. A urna primitiva, que veio de uma antiga ermida demolida, está colocada sob este conjunto.

Nesta igreja Carlos Amarante utilizou a ordem compósita, visível não só na fachada, onde se destacam as quatro colunas da frontaria, mas também no seu interior e nos respetivos altares em talha, desenhados pelo arquiteto.
Entre 2000 e 2007, a igreja foi restaurada e requalificada.
Horário de missas:
Segunda a Sexta-feira: 15H 55
Domingo: 10H 25
Marcação de visitas:
cimmb.praio@scmbraga.pt | 253 206 520